terça-feira, 26 de junho de 2007

Exercícios de Fixação (2) - 3 ano

1. (UFPEL-2007) As fitotoxinas são um grupo de substâncias (metabólitos) que em determinadas concentrações podem ser tóxicas às plantas. Dentre essas fitotoxinas estão os ácidos orgânicos alifáticos monocarboxílicos de cadeia normal com dois (2), três (3) ou quatro (4) carbonos na sua estrutura molecular, oriundos da fermentação da celulose, principalmente,em condições de anaerobiose do solo.
Os nomes que identificam os compostos relacionados como fitotoxinas no texto são, respectivamente,
(a) ácido metanóico, ácido butanóico e ácido hexanóico.
(b) ácido acético, butanol e propanal.
(c) etanol, propanal e butanona.
(d) ácido etanóico, ácido propanóico e ácido butanóico.
(e) etanol, propano e ácido butanóico.


2. (FURG-2006) O 2-metil- butanoato de hexila, é um composto que possui odor de morango. A hidrólise ácida desse composto leva à formação de uma molécula de ácido carboxílico e uma molécula de álcool. O álcool formado é
A) 2-hexanol.
B) 2-metil- 1-butanol.
C) 1-hexanol.
D) 2-metil- 1-hexanol.
E) 1-butanol.


3. (FURG-2005) Muitos compostos orgânicos possuem atividade biológica e/ou farmacológica como, por exemplo, a tetraciclina, que é utilizada como antibiótico. Na maioria das vezes, esses compostos apresentam várias funções orgânicas na sua estrutura. Com base na estrutura da tetraciclina abaixo, assinale a alternativa que apresenta corretamente funções presentes nesta molécula.


A) fenol, cetona, amina, éter
B) enol, amida, éster, amina
C) álcool, cetona, enol, amina
D) fenol, amina, amida, enol
E) álcool, amina, éster, cetona

4. (FURG-2003) A maconha, denominada cientificamente Cannabis sativa, é uma das drogas ilegais mais difundidas. O principal componente ativo da maconha é o tetra-hidrocanabinol (THC), um composto orgânico que está presente na drogaem concentração de 2-3% em massa.
Na estrutura do tetra-hidrocanabinol (THC) estão presentes, dentre outras, as funções orgânicas:
A) éster e cetona.
B) éter e álcool.
C) éster e fenol.
D) aldeído e álcool.
E) fenol e éter.

5. Em 1886, um farmacêutico americano começou a comercializar uma bebida preparada com extratos de suas plantas. "Cola acuminata" e "Erythroxylon coca." Por sugestão de seu sócio, a bebida foi denominada Coca-Cola. Em 1902, o uso do extrato de "E. coca", nesta bebida, foi proibido por conter cocaína, substância utilizada na época como anestésico local e atualmente de uso ilícito, por causar dependência.



Na estrutura da cocaína apresentada anteriormente estão
presentes os grupos funcionais:
a) amina e álcool. b) amina e éster. c) amida e éster. d) cetona e fenol. e) ácido e amida.

Gabarito:

1. D 2. C 3. C 4. E 5. B





Nenhum comentário: